Porque acumulamos gordura na barriga e em outras zonas específicas?

Porque acumulamos gordura na barriga e em outras zonas específicas?

Porque acumulamos gordura na barriga e em outras zonas específicas?

A gordura acumulada na região abdominal é considerada profundamente inestética, preocupando tanto mulheres como homens e constitui um dos principais motivos que levam as pessoas a realizar o tratamento de lipocavitação. Mas, será que existe algum motivo específico que faz com que determinadas pessoas acumulem mais gordura na zona abdominal? Se nós ingerimos mais calorias do que devemos porque é que a gordura não é uniformemente distribuída pelo organismo e, em vez disso, se localiza em determinadas regiões, tais como a barriga, as ancas ou as mamas?

A razão primordial é a genética, os fatores hereditários: se a sua mãe tem uma anca larga, com tendência para acumular gordura nessa zona, provavelmente a si acontecer-lhe-á o mesmo.

Mas existem outros fatores que podem influenciar a acumulação de gordura em determinadas regiões. Poderá existir uma causa subjacente de origem hormonal que provoca a acumulação de gordura em determinadas regiões.

Senão vejamos:

No caso feminino, mulheres com elevados níveis de testosterona e níveis reduzidos de estrogénio têm tendência a acumular gordura na barriga e tendencialmente apresentam um corpo com formato de “maçã”. Já as mulheres que apresentam baixos níveis de testosterona acumulam a gordura sobretudo na zona das ancas , rabo e pernas – corpo em formato de “pera”.

No caso masculino, isto funciona de modo inverso. Os homens com uma concentração reduzida de hormonas masculinas, isto é, testosterona, por regra têm uma barriga maior, já que se associa a falta de testosterona ao aumento da acumulação de gordura abdominal.

Os efeitos são, portanto, opostos em homens e mulheres.

Se pensa que este poderá ser o seu caso, consulte o médico que normalmente a acompanha e solicite-lhe que faça algumas análises clínicas para verificar os seus níveis hormonais e aferir se existe alguma síndrome metabólica que cause a acumulação de gordura localizada. Poderá, então, fazer a substituição hormonal e reverter a situação.

Mas, se se tratar apenas de uma questão genética, ou se quer acelerar o processo de perda de gordura, então o melhor será efetivamente recorrer a um centro de lipocavitação para reduzir o excesso de gordura localizada.

Gostou do artigo? Partilhe-o nas Redes Sociais!

Comentários recentes...

2 thoughts on “Porque acumulamos gordura na barriga e em outras zonas específicas?

    1. Isabel Oliveira Post author

      Olá Val! Claramente trate-se de um caso de PT_PT vs PT_BR, isto é, as expressões que menciona funcionam perfeitamente em Portugal mas no Brasil poderão ter outra interpretação. Admito que sim. 😉 A ideia é referir as respetivas zonas do corpo feminino e não chocar ninguém. Obrigado e um beijinho grande! Isabel